sábado, 24 de setembro de 2011

Escolha da Profisão

Quando se chega no último ano do ensino médio, surgem aquelas perguntas: e agora o que vou fazer? que carreira seguir?...
Essas perguntas aparentemente fáceis mas que tem  respostas muito complexas, que "mexem" com a cabeça dos estudantes, porque depende unicamente dele mesmo escolher o que quer ser para sua vida toda.


Nos dias 23 e 24 de setembro na minha escola ouvi um fórum para os alunos tirarem todas suas dúvidas sobre como é ser um pré-vestibulando, como é a vida na universidade (uma realidade totalmente diferente da escola), e como enfrentar o mercado de trabalho, encontrar sua identidade em algum curso, e de que maneira a família, a sociedade e outros fatores externos te influenciam em sua escolha.
De acordo com a psicológa fazer testes vocacionais ajudam bastante nesse processo de descobrimento, pois ele analisa que tipos de matérias você tem mais afinidade na escola, e faz perguntas sobre como você age de acordo com certas situações. Em relação ao vestibular crêr em Deus acima de tudo é essencial, depois confiar em suas próprias capacidades, ficar calmo, é o princípio para o sucesso.
Desde quando de aprende a falar os pais fazem aquela famosa pergunta: o que vai ser quando crescer?
a criança mal aprendeu a comer sozinho já é encubido de tal responsabilidade, e quando ela alcança a idade de 7 a 10 seus responsáveis já escolheram sua profissão. E quanto a sociedade tem uma visão limitada sobre isso, elegendo certos cursos como os melhores a serem seguidos. Não existe profissão ruim ou boa, depende se o profissional o faz de maneira prazerosa, porque quando isso acontece se ultrapassa todos os rótulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário